Chineses obtêm nova fonte de células estaminais nos porcos

25 de junho de 2009

Cientistas chineses conseguiram obter células estaminais pluripotentes – capazes de se desenvolver em qualquer tipo de tecido corporal – a partir de células de porcos.

A pesquisa é publicada no Journal of Molecular Cell Biology, Da Oxford Press. O estudo pode levar à criação de modelos para doenças genéticas humanas e de órgãos animais próprios para transplante em humanos, além do desenvolvimento de animais resistente a doenças. Lei Xiao, coordenador do laboratório do Instituto de Bioquímica e Biologia Celular de Xangai, e outros colegas induziram as células pluripotentes a partir do uso de factores de transcrição de modo a reprogramar células extraídas da orelha e da medula espinal de porcos. Com as informações obtidas a partir da indução bem-sucedida de células pluripotentes, será mais fácil para os pesquisadores desenvolver células-tronco embrionárias originárias de porcos ou de embriões de outros ungulados. “Células-tronco pluripotentes de porcos serão muito úteis de diversas formas, como produzir exemplares geneticamente modificados para uso em transplantes de órgãos para humanos. As espécies de porcos são consideravelmente semelhantes ao homem em sua forma e função, como nas dimensões dos órgãos”, disse Xiao.

Fonte: http://sic.aeiou.pt/online/noticias/vida/20090603+Chineses+obtem+nova+fonte+de++celulas+estaminais+nos+porcos.htm

0 comentários: