O diagnóstico pré-natal pode prevenir a insuficiência renal na criança

24 de abril de 2009

As causas da doença renal na criança não são as mesmas que um adulto. «A hipertensão, a diabetes e outras doenças crónicas são o principal motivo de insuficiência renal nos adultos, enquanto nas crianças a origem deste problema consiste essencialmente em malformações do aparelho urinário», esclarece o Dr. Elói Pereira, nefrologista do Hospital Maria Pia (Porto). Diagnosticar a patologia urológica no período pré-natal é, segundo o especialista, o segredo para a prevenção de complicações. «Actualmente há uma vigilância muito eficaz da gravidez que, através das diversas ecografias fetais, permite
detectar estas anomalias e tratá-las atempadamente, nos primeiros tempos de vida da criança», sublinha. Caso contrário, essas malformações podem conduzir a uma perda da função renal e a uma necessidade irreversível de tratamento dialítico ou transplante renal. Por outro lado, há uma maior sensibilização dos profissionais de saúde que trabalham nas maternidades para o rastreio destes problemas nos recém-nascidos.


Actualmente existem cinco serviços de Nefrologia Pediátrica, a nível nacional, dos quais, dois estão situados no Porto, um em Coimbra e os outros dois em Lisboa.


Leia mais: Nefrâmea nº 140 (Revista da APIR)

0 comentários: