Número de Dadores de Órgãos cresceu 5%

20 de abril de 2009

O número de dadores e de transplantes de órgãos em Portugal aumentou no primeiro trimestre deste ano, segundo a coordenadora nacional das unidades de colheita de órgãos, tecidos e células para transplantação, Maria João Aguiar. Mas as listas de espera também crescem.

Até Março deste ano havia mais de 3000 doentes à espera de um transplante de órgãos. Isto, apesar de o número de dadores e de transplantes, em Portugal, ter aumentado mais de 5% nos primeiros três meses deste ano - comparando com igual período de 2008, adiantou ao DN a Autoridade para os Serviços de Sangue e de Transplantação (ASST). No entanto, a falta de órgãos irá continuar, pois as listas de espera de doentes para receberem órgãos também não param de crescer. "E não se consegue dar resposta a todos", sublinhou Maria João Aguiar, explicando que tal se deve também ao sucesso deste tipo de intervenções no País.

Os números são preocupantes, mas na realidade a situação de Portugal em matéria de transplantação de órgãos tem vindo a melhorar, sobretudo graças a uma maior eficácia da rede de recolha, explicou a responsável da ASST.

Além do aumento dos transplantes, ontem os muçulmanos anunciaram que vão passar a permitir a doação de órgãos. A comunidade muçulmana pode estar agora mais aberta à possibilidade de doar órgãos para salvar uma vida. Numa entrevista à Lusa, ontem o imã disse que "se os órgãos não se destinarem a venda, há teólogos a aceitarem que sejam retirados, já que podem melhorar as condições de vida de quem os receber". "É um acto de caridade", explicou ao DN adiantando que já houve vários debates na comunidade sobre a questão do transplante e doação de órgãos e o assunto foi bem aceite. Não houve assim uma voz contra", afirmou. Por isso, admite que muitas das pessoas da comunidade "podem ser potenciais doadores".

Ler notícia: http://dn.sapo.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1203830#Post180275

0 comentários: