Novo tratamento para a anemia na Doença Renal Crónica

20 de março de 2009

No Encontro Renal da Sociedade Portuguesa de Nefrologia, que decorreu no passado dia 12, a Roche – um dos principais grupos mundiais de saúde vocacionado para a investigação na área dos medicamentos e do diagnóstico – apresentou o seu mais recente tratamento no combate à anemia da doença renal crónica. Este tratamento, a ser comercializado a partir de Abril, já se encontra comparticipado na sua totalidade.

A nova terapêutica, que permite, com uma única injecção mensal, um controlo estável da hemoglobina e, consequentemente, uma maior simplificação do tratamento com aumento da qualidade de vida do doente, estimula a produção de glóbulos vermelhos, tal como a hormona eritropoetina que o nosso rim produz.

Uma vez que os rins doentes não produzem em quantidade suficiente a hormona eritropoetina, a maioria das pessoas com doença renal crónica acaba por sofrer de anemia que, caso não seja tratada, pode desencadear complicações graves, tais como problemas cardíacos.

A doença renal crónica caracteriza-se pela perda progressiva da função dos rins de eliminar do sangue as toxinas produzidas pelo corpo, obrigando a que esta função de purificação do sangue seja efectuada por meios artificiais através de hemodiálise e diálise peritoneal.

Actualmente estima-se que existam 1,5 milhões de doentes renais no mundo, sendo que a diabetes e a hipertensão são os principais factores de risco que levam à doença.

Fonte:
http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=30073&op=all

0 comentários: