Morreu Willem Kolff - inventor da hemodiálise

9 de março de 2009


(imagem retirada de: http://medbiography.blogspot.com/)

No passado mês de Fevereiro faleceu o Dr. Willem Kolff, médico de origem holandesa, aos 97 anos. Era considerado o "pai dos órgãos artificiais".

Kolff era um jovem médico em Groningen, Holanda, antes da 2ª Guerra Mundial, quando viu um jovem de 22 anos morrer de insuficiência renal. "Pensei que, se lhe conseguisse remover 20g de ureia diariamente, ele poderia ter sobrevivido." Então começou o seu projecto experimental, idealizando uma máquina que utilizava cerca de quarenta metros de tubos de membrana de acetato de celulose enrolada num tambor rotativo, o qual estava mergulhado numa bacia contendo a solução de diálise. Uma bureta recolhia o sangue do paciente (não havia bomba de sangue) e, pela ação da gravidade, impulsionava-o através da membrana dialisadora. O sangue, depois de purificado, retornava ao corpo do paciente.

(imagem retirada de http://www.adrnp-sede.org.pt)
Esta máquina foi a percursora das máquinas actuais de hemodiálise e é graças ao Dr. Kolff que milhões de insuficientes renais têm hoje possibilidade de realizar este tratamento de substituição renal, após a falência dos seus rins.
Em 1950 emigrou para os Estados Unidos e, na Cleveland Clinic (Ohio), iniciou suas pesquisas para o desenvolvimento de um coração artificial. Mais tarde, na Universidade de Utah, o Dr. Kolff também coordenou pesquisas sobre outros tipos de órgãos artificiais, incluindo-se ouvidos, olhos electrónicos e um oxigenador de membrana.
Em 2002, aos 91 anos, recebeu juntamente com Belding H. Scribner, da Universidade de Washington, o Prémio Albert Lasker em Pesquisa Médica Clínica pela criação do rim artificial.

Fontes:

0 comentários: