Líquido em perfusão contínua mantém os rins transplantados mais saudáveis

26 de março de 2009

Um novo sistema de transporte e conservação de rins para transplante traz melhores resultados do que a "tradicional" geleira que faz parte do nosso imaginário de filmes e reportagens na televisão.

Um estudo realizado pela Universidade de Groningen, Holanda, concluiu que mais de 25% dos rins transportados numa normal caixa de gelo não começaram a funcionar imediatamente após o transplante, enquanto que a nova máquina de preservação permitiu reduzir esta percentagem para 20,8%. O Dr. Rutger Ploeg, responsável pelo estudo, conclui que "A função é muito melhor nos rins preservados na máquina, assim como é menor a taxa de rejeição ou de falência renal ao fim de um ano."

Este novo sistema de preservação e transporte utiliza um líquido especial, que circula de forma contínua no órgão para transplante, enquanto o mantém a uma temperatura próxima da congelação. Estes sistemas têm sido pouco utilizados na Europa, embora já sejam mais comuns nos grandes centros de transplantação dos EUA.

Ler notícia: http://uk.reuters.com/article/rbssFinancialServicesAndRealEstateNews/idUKB35057420081231?pageNumber=1&virtualBrandChannel=0

Mais informação: http://www.organ-recovery.com/pdfs/Kidney_Transporter/LifePort_Brochure.pdf

0 comentários: