Dois passos de gigante na investigação de células estaminais

16 de março de 2009

Investigadores britânicos e canadianos descobriram uma maneira de criar um número quase ilimitado de células estaminais que podem ser usadas com segurança em doentes, evitando o dilema ético de destruir os embriões, dos quais elas são retiradas. As células estaminais têm a capacidade de se poderem transformar em qualquer tecido do corpo, uma particularidade que levou os cientistas a acreditar que podiam ser usadas para substituir órgãos danificados e tratar doenças como Parkinson e diabetes, entre outras.

A pesquisa, que foi destacada pelo jornal britânico The Guardian, está a ser encarada como um progresso notável pela comunidade científica, ao mesmo tempo que é saudada pelas organizações pró-vida, que até aqui condenavam a criação destas células para posterior destruição.

Ler mais: http://dn.sapo.pt/2009/03/03/ciencia/um_passo_gigante_celulas_estaminais.html

Mas além desta notícia científica, uma outra notícia política vem influenciar a investigação em células estaminais, pois Barack Obama, presidente dos EUA, levantou esta semana o fim de oito anos de restrições, impostas por George W. Bush, sobre o financiamento com fundos federais à pesquisa com células estaminais. A decisão do presidente norte-americano está a ser amplamente festejada pela comunidade científica, que há anos luta pelo fim das restrições instituídas pelo ex-presidente.

Ler mais: http://www.jornaldigital.com/noticias.php?noticia=17695

0 comentários: