Alemanha - Um tratamento revolucionário pode reduzir a medicação crónica dos pacientes transplantados

16 de setembro de 2008

Um tratamento revolucionário baseado em "células reguladoras feitas à medida" poderia reduzir a medicação crónica que ingerem os pacientes com transplante de órgãos para que o seu corpo não o rejeite, segundo manifestaram peritos da Universidade de Schles-Holstein em Kiel (Alemanha) no número de agosto da publicação "Transplant International".

Esta técnica implica colher células brancas do sangue do receptor do órgão e expô-las a um processo complexo em que se incluem células do dador vivo ou morto. Depois, estas células administram-se ao paciente.

Segundo os peritos, até agora a única opção para estes pacientes é ingerir um "cocktail de medicamentos para o resto da sua vida". Além disso, salientam que estes fármacos podem causar efeitos secundários e nem sempre evitam o processo destrutivo de "rejeição crónica" que caracteriza a falha do órgão transplantado.

Na 1ª fase dos ensaios clínicos, 12 pacientes receberam rins de dadores falecidos, e administrou-se-lhes as células juntamente com os fármacos usados contra a rejeição dos órgãos.

Os peritos assinalaram que 10 dos pacientes deixaram de ingerir os fármacos durante um período de oito semanas. Os médicos conseguiram ainda que seis deles se submetessem a uma monoterapia de tacrolimus, menos intrusiva e com menos efeitos secundários.

Por outro lado, numa segunda fase, cinco pacientes receberam o tratamento depois de se submeter à cirugia de transplante de rim de um dador vivo. Um dos pacientes chegou a permanecer durante oito meses sem os fármacos, e três deles apenas se submeteram a monoterapia de tacrolimus.

Os especialistas concluiram que a investigação mostra que aplicar esta terapia aos pacientes antes do transplante de rim é uma opção segura.

Fonte: http://ecodiario.eleconomista.es/salud/noticias/694746/08/08/Alemania-Un-tratamiento-revolucionario-podria-reducir-la-medicacion-cronica-de-los-pacientes-con-trasplante-de-organo.html

0 comentários: