Transplantes de rim menos bem sucedidos à noite

31 de julho de 2008

Sempre que possível, os transplantes de rim deverão ser feitos durante o dia. Pelo menos, é esta a conclusão sugerida por um estudo publicado por urologistas e internistas da Universidade de Bonn.

De entre os transplantes analisados por esta equipa, mais de 16% dos rins transplantados à noite necessitaram de uma cirurgia subsequente, no mês seguinte ao transplante, devido a complicações cirúrgicas. A taxa de complicações foi significativamente menor (6%) nos rins transplantados durante o dia.

Por outro lado, para os rins "diurnos", verificou-se uma probabilidade superior a 90% de os rins continuarem a funcionar ao fim de 5 anos após o transplante. Com os rins "nocturnos", esta probabilidade desce para 80%.

A razão parece ter a ver com o facto de os transplantes renais serem procedimentos relativamente complexos, os quais requerem um cérebro alerta e é durante o dia que o cirurgião se encontra mais alerta e concentrado.

No entanto, os transplantes realizam-se com frequência durante a noite. Durante muito tempo, acreditou-se que os rins tinham que ser utilizados o mais rápido possível, a qualquer custo, diz Guido Fechner. No entanto, hoje em dia aceita-se que o ideal é que o órgão seja reinserido até 18 horas após a sua remoção, o que permite, em muitas situações, alterar a hora do transplante, privilegiando o horário diurno (das 5 para as 8 da manhã, por exemplo).

Ler mais em (texto em inglês): http://www.sciencedaily.com/releases/2008/07/080715091646.htm

1 comentários:

Anónimo disse...

Invest the money you saved into some nice accessories.
It also shoots 1080p HD video should you feel the need. The wide open aperture should allow great
low light shots with creative control over the aperture.


Feel free to visit my web-site canon 6d review