Campos de Férias para Crianças com Necessidades Especiais

1 de agosto de 2008

Já existem noutros países campos de férias para crianças com determinados tipos de doenças, deficiências ou outras limitações.

Nos EUA, o Camp Sunshine realiza-se todos os anos em dois locais (Maine e Wisconsin) e consiste em 1 semana de actividades de férias para toda a família, de acordo com o tipo de doença da criança, completamente grátis e com apoio médico e psicológico 24 horas por dia! Entre os programas oferecidos, existe a "Semana Renal" e a "Semana dos Transplantados"

Mais perto, na Irlanda, o Barretstown já recebeu crianças da Irlanda e de outros 22 países europeus. De entre as doenças aceites, está a diálise, oferecendo "programas de recreação terapêutica" a crianças e jovens com insuficiência renal. Mais uma vez, oferece assistência médica 24 horas por dia, e todas as despesas, incluindo o transporte, são totalmente oferecidas por patrocinadores.

Em Portugal, já começam a existir algumas iniciativas, das quais damos aqui informação, mas nenhuma dedicada especificamente às crianças com doenças renais.

A Cruz Vermelha Portuguesa organiza, nos meses de Julho e Agosto, as "Férias Desportivas" para crianças e jovens dos 7 aos 17 anos com deficiência motora, sensorial e/ou doença crónica. Esta iniciativa inclui actividades de carácter desportivo, lúdico, cultural e pedagógico que estimulam o desenvolvimento global. O programa decorre nas instalações do Lar Militar, no Lumiar, em Lisboa, de segunda a sexta-feira, entre as 9 e as 17 horas. Tentámos contactar esta instituição, mas sem resultado.

Uma empresa organizadora de Campos de Férias, a Campo Aventura, realiza campos de férias durante o mês de Julho, Agosto e Setembro para crianças e jovens portadores de deficiência.

A Associação de Jovens Diabéticos de Portugal, de entre várias actividades mais ou menos radicais, também costuma organizar Colónias de Verão, onde se desenvolvem diversas actividades desportivas como futebol, surf, caminhadas e outros jogos, de forma a incutir em todos os jovens diabéticos as noções de equipa, entreajuda e gosto pela prático de exercício físico. Para além disso, permite ainda que os jovens aprendam a controlar a sua diabetes sob condições fora do normal, como seja a prática intensa de desporto.

0 comentários: