Rituximab melhora as possibilidades de transplante renal

18 de julho de 2008

O medicamento contra o cancro da Genentech chamado Rituximab, combinado com injecções de anticorpos, reduz amplamente o risco de rejeição de um transplante de rim e melhora muito as possibilidades de um paciente de encontrar um dador, dizem os especialistas.

Cerca de um terço das 74.000 pessoas que esperam por um rim nos EUA tem poucas hipóteses de recebê-lo devido a transfusões prévias de sangue, ou a gravidez ou a um transplante prévio e que os tornam sensibilizados à recepção de um tecido externo.

Isto torna os seus corpos propensos a rejeitar um órgão, excepto dos dadores mais compatíveis.
Sem tratamento, o tempo de espera de um rim de cadáver entre estes pacientes altamente sensibilizados é, em média, de 12 anos. Com esta terapia, em apenas 5 meses um órgão aceitável pode tornar-se disponível para transplante.

Uma equipa de investigadores liderada pelo Dr. Stanley Jordan, do centro médico Cedars-Sinai em Los Angeles, revelou que poderiam desensibilizar os seus pacientes com imunoglobulinas e rituximab, comercializado como Rituxan.

A imunoglobulina é uma mistura de anticorpos colhidos do sangue e o Rituxan é um anticorpo monoclonal, uma proteína do sistema imunitário que diminui a quantidade das células imunes chamadas células B.

"Estas eram pessoas muitos difíceis de compatibilizar. Tinham estado em lista de espera durante muitos anos," disse Jordan numa entrevista telefónica. "Menos de 5 a 10% teriam encontrado um rim", referiu.

A Genentech financiou o estudo com 20 voluntários. O medicamento, comercializado na União Europeia como MabThera pela Roche, também se utiliza para tratar a artrite reumatóide, a leucemia e o linfoma.

Fonte: http://lta.reuters.com/article/worldNews/idLTAN1743044320080717

2 comentários:

Helena Jardim disse...

E também se usa no lupus e no sindrome nefrotico da criança, cortico-resistente. Há actualmente trabalhos europeus em curso e solicitação internacional de vários centros para que se juntem os casos e assim se avaliem melhor os resultados.
Para quem não conhece a genentech...é uma empresa de biotecnologia com sede na California e fundada por um oncologista e investigador que um dia decidiu industrializar a sua actividade e assim passou a produzir os fármacos que ia descobrindo. Foi das primeiras empresas de biotecnologia a surgir. Só tem fábricas na California emprega cerca de 10 000 pessoas e pertence em cerca de 50% à Roche. Digamos que os EU fabricam e a Europa comercializa. Quem conhece diz que é muito dificil separar a investigação e a ciencia da produção industrial no modo como as duas coisas estão tão ligadas naquele local...ter um médico como fundador foi determinante no sucesso mas é muito frequente uma imensa guerra entre os investigadores que querem implementar um determinado fármaco e os da economia e da gestão que recusam porque não é rentável...
Mesmo assim a genentech tem feito melhorar a sobrevida dos doentes em tantos tipos de cancro e acredita que o futuro está em tentar, cada vez mais, individualizar o tipo de tratamento de acordo. A Genentech tambem produz a hormona de crescimento, comercializada por varias farmaceuticas e farmacos para alergias como a caneta de administração em pessoas com risco de choque anafilatico.
A minha filha está entre os 10 mil e por isso sei estas coisitas...

Marta Campos disse...

Já agora...

http://www.gene.com/gene/index.jsp?hl=pt-PT&q=genetech&meta=