Genética é o futuro

21 de julho de 2008

«As novas tecnologias associadas ao desenvolvimento científico fazem com que o homem do futuro viva cada vez mais tempo. A evolução da genética abriu portas a um mundo novo na área da medicina e da ciência. Hoje, o homem conhece a sua verdadeira origem: uma célula que se multiplica e divide, um complexo conjunto de mutações e conjugações de genes, numa harmonia perfeita.

O conhecimento desta dinâmica, através da decifração do genoma humano, permite ao homem desvendar o segredo da vida e até manipulá-la. hoje já é possível saber antecipadamente a predisposição genética para determinadas doenças com um simples exame aos genes.

Criação de órgãos
A criação de órgãos específicos ainda está sob investigação, mas é outra das possibilidades futuras da genética. Vai ser possível criar um coração ou uma bexiga em laboratório para substituir os originais em caso de anomalia, exactamente como fazemos com componentes de uma máquina. A evolução da investigação dos genes aponta também para uma melhoria significativa no campo da acção de medicamentos. O tratamento de doenças como o cancro pode ser facilitado através do maior conhecimento do nosso corpo mas também do uso da tecnologia. Todos estes avanços científicos aliados às novas tecnologias, têm um único objectivo: fazer com que o homem viva cada vez mais tempo. A manipulação de genes já promete corrigir algumas anomalias genéticas, e a clonagem, pelo menos a de órgãos e tecidos com células da própria pessoa, poderá acabar com os problemas de rejeição de órgãos.»

Programa "Falar Global", da SIC Notícias: http://sic.aeiou.pt/online/noticias/programas/falarglobal/Artigos/geneticaeofuturo.htm

(optimista... esperamos estar cá para assistir!)

0 comentários: