A OMS lançou um guia de recomendações para prevenir os erros cirúrgicos

11 de julho de 2008

A Organização Mundial de Saúde (OMS) lançou um guia de recomendações para prevenir os erros cirúrgicos. Consiste numa lista de perguntas e acções para cumprir dentro do bloco operatório.

O paciente tem alguma alergia? Estamos de acordo que o vamos operar ao apêndice? Marcamos o ponto da incisão?

Se esta e outras perguntas fossem feitas de modo sistemático, o número de problemas relacionados com uma operação diminuiria. Por este motivo, a OMS publicou os primeiros guias cirúrgicos para melhorar a segurança das intervenções.

Em todo o mundo realizam-se, por ano, cerca de 234 milhões de operações, uma em cada 25 pessoas. Ainda que as medidas assépticas tenham aumentado na maioria dos países, cerca de "7 milhões de pacientes sofrem complicações depois de uma cirurgia, metade das quais se poderia prevenir", segundo um estudo publicado na revista " The Lancet".

Pela crescente preocupação que geram este e outros dados, levou-se a cabo a iniciativa "as práticas cirúrgicas salvam vidas". Dirigida pela Escola de Saúde Pública de Harvard, neste programa participaram mais de 200 sociedades médicas nacionais e internacionais e ministérios da saúde, com o objectivo de reduzir o peso de disfunções e complicações preveníveis nas cirurgias.

Ler mais em: http://www.elmundo.es/elmundosalud/2008/06/25/medicina/1214409895.html

0 comentários: