Sirolimus pode ajudar os pacientes que não tomam os seus medicamentos de forma regular...

23 de junho de 2008

Uma nova investigação da Divisão de Nefrologia da Universidade da Califórnia demonstra que o imunossupressor Sirolimus (nome de marca Rapamune) pode ajudar a prolongar o benefício clínico de um rim transplantado e atrasar a rejeição, em particular em pacientes que não tomam os seus medicamentos de forma regular (pacientes "non-compliant"). Estes resultados foram apresentados por Cherie Ye a 31 de Maio, no American Transplant Congress, em Toronto,

Robert Steiner, Professor de Medicina e Director de Nefrologia de Transplante e orientador de Ye explica que "Ninguém é perfeito a tomar medicamentos, mas não tomar doses de imunossupressores, ou não tomar as doses correctas, irá causar uma rejeição gradual do transplante, a qual é praticamente impossível de detectar nas fases iniciais. Os medicamentos que actuam a longo prazo, como o Sirolimus, podem ajudar nesta questão."

O co-autor do estudo David Perkins acrescenta "Pelo menos metade dos rins transplantados perdem-se devido a uma rejeição crónica do enxerto, cerca de 10 anos após o transplante. Quando os pacientes não têm estes problemas de rejeição, podem aguentar entre 20 e 30 anos sem sofrer de rejeição ou de outros problemas graves. E isto é um problema particularmente importante, devido à escassez de órgãos para transplante."

Steiner refere ainda que "Este estudo não teve nenhum financiamento comercial. Apenas quisemos confirmar aquilo de que já suspeitávamos na nossa prática clínica, em que nos esforçamos por que os nossos pacientes cumpram as nossas prescrições. Demonstramos que, quando a dose diária se está a desvanecer, e está na altura de tomar a dose seguinte, os pacientes que tomam Sirolimus poderão estar mais protegidos da rejeição do que outros que tomam outros medicamentos."

Ler mais: http://health.ucsd.edu/news/2008/5-30-kidney-transplantation.htm

0 comentários: