Recomendações Pós-Transplante Pediátrico da Sociedade Americana de Transplantação - Cuidados com os dentes

18 de abril de 2008

Porque é que o meu filho precisa de cuidados dentários antes e depois do transplante renal?

A boca possui um grande número de bactérias. O uso de medicamentos no pós transplante, nomeadamente os imunossupressores faz com que o organismo tenha mais dificuldade em combater as infecções.

Um dente com cárie pode tornar-se num abcesso se o sistema imunitário estiver debilitado. Alguns dos medicamentos usados depois do transplante, tais como o Neoral (ciclosporina) e o Norvasc (amlodipina), podem causar inchaço das gengivas. Isto por sua vez, pode tornar-se numa doença crónica das gengivas. É importante que a sua criança vá ao dentista antes do transplante. Deve ter sempre os dentes limpos e as cavidades preenchidas.

O que posso fazer em casa para manter os dentes do meu filho saudáveis?

Deve incentivá-lo a lavar e passar o fio dental nos dentes frequentemente. O seu filho deve, ainda, fazer uma revisão no dentista de 6 em 6 meses após o transplante.
Espere 3 meses após o transplante para o levar ao dentista, a não ser que seja uma emergência.

O que devo fazer se o meu filho tiver uma marcação no dentista?

O seu filho deve tomar antibióticos antes do dentista efectuar qualquer tratamento. Desta forma, será menor a probabilidade de infecção na boca ou gengivas durante o tratamento. Isso ajudará a proteger o seu filho. Ajudará a que tenha uma boa higiene dentária e a prevenir infecções.


Lembre-se que são recomendados os passos seguinte para qualquer tratamento dentário:

1. Marque uma consulta com o dentista.

2. Avise o dentista que o seu filho fez um transplante de rim e que está a tomar medicamentos por causa do transplante.

3. O seu filho precisará de tomar uma dose de antibiótico antes de lhe ser feito qualquer tratamento dentário. Isto inclui a limpeza dos dentes. Inclui também tratamentos ortodônticos. O antibiótico é normalmente dado pela boca 1 hora antes do tratamento dentário.
Provavelmente terá de telefonar ao médico da criança ou mesmo ao nefrologista a solicitar uma prescrição para o antibiótico.

E se o meu filho necessitar de um aparelho dentário depois do transplante?

Muitas crianças e adolescentes usam aparelho depois do transplante sem qualquer problema. Se for necessário realizar muitos tratamentos, o seu filho apenas deverá tomar antibióticos antes dos mesmos.


Fonte: http://a-s-t.org/files/pdf/patient_education/english/AST-EdBroPEDKIDNEY-ENG.pdf

0 comentários: