Nova esperança para crianças com tumores renais

16 de abril de 2008

Especialistas do St. Jude Children's Research Hospital demonstraram que, em crianças com tumor de Wilms bilateral, é possível manter uma função renal normal em ambos os rins, através de uma técnica designada por "bilateral nephron-sparing surgery" (cirurgia de conservação dos nefrónios). Esta cirurgia pretende remover o tumor maligno, mas conservando a maior quantidade possível de tecido renal saudável.

Tradicionalmente nestes casos, um dos rins ou ambos são retirados, com o objectivo de erradicar o cancro. Se for retirado um rim e o cancro ressurgir no outro, existe uma grande probabilidade de perder a função renal. Se ambos os rins forem removidos, a criança tem que fazer diálise e esperar por um transplante renal. É frequente os médicos partirem do princípio que, apenas pela análise das imagens dos rins, é impossível remover o tumor e, simultaneamente, preservar a parte do rim não afectada, mas o nosso estudo indica que os cirurgiões não deverão confiar apenas nas imagens para tomar essa decisão, afirma Andrew Davidoff, o responsável pela divisão de Cirurgia Geral Pediátrica do Hospital St. Jude.

O tumor de Wilms é o terceiro tumor sólido mais comum em crianças, com aproximadamente 500 casos diagnosticados anualmente nos EUA. Destes, apenas 5 a 7% desenvolvem tumores em ambos os rins.

Ler notícia.

0 comentários: