Erros clínicos causam três mil mortes em Portugal (indicam estatísticas americanas)

29 de março de 2008

Em Portugal, existem mais mortes associadas a erros médicos do que em acidentes de aviação. Estima-se que, todos os anos, três mil portugueses sejam vítimas de erros médicos, como indicam estatísticas norte-americanas recentemente divulgadas.

Para resolver esta situação, a Associação de Defesa do Consumidor (Deco) revela que um seguro de responsabilidade civil pode ser a solução ideal para quem perde a saúde nos hospitais portugueses.

O bastonário da Ordem dos Médicos, Pedro Nunes, aceita a obrigatoriedade dos seguros de responsabilidade civil, contestando, no entanto, a estimativa que aponta para a morte de três mil portugueses por erros médicos.

Pedro Nunes esclarece que em Portugal não existe um número elevado de vítimas de erros médicos, tal como acontece nos Estados Unidos.

Um dos casos mais divulgados pelos órgãos de comunicação social sobre esta temática remonta a 1993, altura em que um doente foi operado a uma úlcera no Hospital Espírito Santo, em Évora, e ficou com uma pinça no abdómen.

O erro clínico provocou graves complicações ao doente, mas só passados 12 anos o médico que o operou foi julgado.

A Deco pretende uma alteração de paradigma, tal como já acontece nos restantes países europeus, a fim de que os doentes tenham sempre direito a uma indemnização desde que se prove que foram vítimas de erros médicos.


Fonte: Fábrica de conteúdos

0 comentários: