Mais polémicas!

7 de fevereiro de 2008

Pelo menos não nos podemos queixar de falta de atenção da Comunicação Social para a temática dos transplantes!

Desde Outubro do ano passado que José Plácido Júnior, 43 anos, editor-adjunto da revista "Visão", investiga o «lado negro» dos transplantes. A história, que é integralmente contada na edição de hoje, começou por abordar o drama de pacientes transplantados ou à espera de uma intervenção, num caso há 15 anos.

No decorrer da investigação, médicos e enfermeiros referiram um esquema de pagamento de «comissões» por transplantes que, embora legislado desde meados dos anos 80, era praticamente desconhecido do público, pouco claro para os próprios profissionais do sector e com regras variáveis de hospital para hospital. Destas «ajudas» aos hospitais, uma parte – que no Curry Cabral atinge os 48% – é entregue aos profissionais de saúde que participam nessas cirurgias.

Questionado pela "Visão", Eduardo Barroso, 59 anos, actual presidente da Autoridade para os Serviços de Sangue e de Transplantação, admitiu ter ganho, só em Novembro de 2007, 30 mil euros em «prémios» relativos a transplantes feitos no Hospital Curry Cabral, onde exercia o cargo de director de Cirurgia Geral e Transplantação. Confrontado na quinta-feira, 31, com este esquema, do qual ele é um dos principais beneficiários, reconheceu, finalmente, que as comissões pagas aos médicos do Curry Cabral eram exageradas e tinham de ser reduzidas.

Num telefonema efectuado no dia seguinte, o médico afirmava recear «um vexame público» em resultado da investigação jornalística da "Visão" e confessava ter reunido a família, para a pôr ao corrente da entrevista.

Curiosamente, nesse mesmo dia, sexta-feira, 1 de Fevereiro, o teor da nossa investigação já era do conhecimento do gabinete do primeiro-ministro.

A 4 de Fevereiro, a vários órgãos de comunicação social, Eduardo Barroso tentou antecipar a história da "Visão", mas contando os factos à sua maneira. Só que não disse tudo.

A "Visão" procurou apurar a verdade sobre o esquema de incentivos pagos aos profissionais de saúde que participam em transplantes – dinheiro a rodos, num sector anémico e numa área que não é conhecida pela sua eficiência. E disso dão conta aos seus leitores, hoje, dia 7.

Mais informação aqui (Vídeo SIC).

0 comentários: