Jovem muda de tipo de sangue após transplante

28 de janeiro de 2008

Uma jovem australiana surpreendeu os médicos ao mudar de tipo de sangue depois de ter sido sujeita a um transplante de fígado. É o primeiro caso do género.

Agora com 15 anos, Demi-Lee tem uma vida perfeitamente saudável, mas aos 9 teve de ser sujeita a um transplante de fígado. Recebeu-o de um dador e o organismo sofreu alterações. É óbvio o espanto dos médicos. Nove meses depois do transplante, Demi-Lee mudou de tipo de sangue e de sistema imunológico ao adoptar as características sanguíneas do dador. "O que parece ter acontecido é que as células do seu fígado foram até à medula e criaram um sistema imunitário novo", explica o médico Stephen Alexander. Uma mudança espontânea que a equipa médica do hospital pediátrico de Sydney diz não ter precedentes.

Os médicos querem agora perceber como se deu a transformação no corpo da jovem, para tentarem reproduzir o mesmo efeito noutros doentes.

Ver reportagem.

2 comentários:

Helena Jardim disse...

Digamos que nesta doente ocorreu espontaneamente o que e descrito como induzido terapeuticamente no post anterior....quem sabe se foram celulas pluripotenciais que migraram para a medula ossea e provocaram essa accao. A duvida eh - porque nao acontece mais vezes?? Muito curioso

Marta Campos disse...

E é interessante as duas notícias surgirem praticamente no mesmo dia!! A ciência é cada vez mais surpreendente!