Artigo: Rim único e desporto

8 de janeiro de 2008

As opiniões médicas e a prática corrente no que respeita à participação de crianças e adolescentes com um só rim normal em desportos de contacto/colisão são muito diferenciadas.

Neste estudo a hipótese de limitar a participação em jogos de contacto, baseada apenas na presença de um único rim, não é suportada pela informação disponível. Fez-se um levantamento das recomendações dos nefrologistas pediátricos no que respeita à participação de pacientes com um só rim normal neste tipo de desportos e faz-se uma revisão da literatura para determinar a taxa de lesões renais no desporto comparativamente a outros orgãos.

A conclusão a que se chegou foi que, a maioria dos nefrologistas pediátricos proibem a participação de atletas com um único rim em desportos de contacto/colisão, particularmente no futebol. Contudo, a evidência demonstra que andar de bicicleta constitui um risco muito superior de provocar lesões no rim. Adicionalmente, as lesões renais provocadas por práticas desportivas nos rins é muito menos comum que os acidentes cerebrais, ou na espinal medula, ou mesmo que os acidentes cardiovasculares. Assim, conclui-se que restringir a participação de pacientes com um único rim normal em desportos de contacto/colisão é injustificada.

Ler Artigo (em inglês)

0 comentários: