O papel dos rins no crescimento

4 de dezembro de 2007

Os rins têm um papel importante no crescimento. Para além de removerem os desperdícios e os líquidos em excesso do sangue, os rins produzem hormonas que promovem a produção de glóbulos vermelhos. Os rins também ajudam a regular a quantidade e a interacção dos nutrientes provenientes da alimentação, incluindo minerais como cálcio, fósforo e vitamina D, os quais são necessários para o crescimento. Por último, os rins têm também um papel no metabolismo da hormona de crescimento, também designada por somatropina.

O cálcio e a vitamina D são essenciais para o normal crescimento ósseo. Os rins transformam a vitamina D numa hormona activa chamada calcitriol, que ajuda os ossos a absorver a quantidade necessária de cálcio. Se os rins estão danificados, os ossos não recebem o cálcio que necessitam, seja porque os rins não transformam a vitamina D em calcitriol, ou seja porque deixam acumular demasiado fósforo no sangue. O fósforo em excesso atrai o cálcio para o sangue e bloqueia a absorção por parte dos ossos. Para evitar isto, o médico poderá recomendar que se evitem alimentos com elevado teor de fósforo, como o leite e outros lacticínios, carne e peixe, brócolos, ervilhas e feijão. Também poderá ser necessário tomar uma forma sintética de calcitriol ou de uma vitamina D semelhante. Para além de limitar a ingestão de fósforo, o médico poderá recomendar um bloqueador de fósforo. Este medicamento faz com que o intestino absorva o fósforo, eliminando-o com as fezes.

Quando se verifica que a criança demonstra dificuldades de crescimento, o médico poderá prescrever injecções de hormona de crescimento humana. Muitos estudos sugerem que a hormona de crescimento estimula o crescimento em crianças com doenças renais crónicas ou sujeitas a diálise/transplante renal. Apesar de subsistirem ainda algumas dúvidas, a grande maioria dos nefrologistas pediátricos concorda que o recurso à hormona de crescimento foi um grande avanço na sua capacidade para tratar crianças pequenas com doença renal crónica.

Fonte: National Kidney and Urologic Diseases Information Clearinghouse

0 comentários: