Cartão Europeu de Seguro de Doença

19 de dezembro de 2007



Se vai viajar na União Europeia, Espaço Económico Europeu ou Suíça, faça-se acompanhar do Cartão Europeu de Seguro de Doença (CESD).

O que é?
O CESD é um documento que assegura a prestação de cuidados de saúde quando beneficiários de um sistema de segurança social de um dos Estados da União Europeia, Espaço Económico Europeu ou Suíça se deslocam temporariamente neste espaço.

Para que serve?
Para assegurar ao titular do Cartão a concessão dos cuidados médicos que se tornem clinicamente necessários durante uma estada no território de outro Estado, tendo em conta a natureza das prestações a conceder e a duração prevista da estada.

Como e onde posso obter?
Solicitando-o, conforme o Sistema de que o segurado dependa:

Em Portugal Continental
  • junto do Centro Distrital de Segurança Social da sua área de residência ou para onde são canalizadas as suas contribuições (ou Caixa de Previdência), seus Serviços Locais e Lojas do Cidadão. Se se encontrar acidentalmente na área de outro Centro Distrital pode dirigir-se a este para obter o Cartão.

Nas Regiões Autónomas

  • dos Açores, junto dos serviços dos Centros de Prestações Pecuniárias

  • da Madeira, nos serviços do Centro de Segurança Social.
Ou junto do subsistema de saúde em que o segurado se encontra inscrito, no caso de tal subsistema ter aderido à protecção em causa.

Mais informações aqui.

Obrigado à Susana Carinhas pela colaboração!

0 comentários: