Nefrectomia em Transplante de Dador Vivo: Cirurgia Tradicional vs. Laparoscopia

27 de outubro de 2007

A nefrectomia em transplante com dador vivo realizada através da cirurgia tradicional implica uma incisão grande, que interfere com os músculos, frequentemente implica a remoção de uma costela e um período de internamento e de recuperação relativamente longos.

A laparoscopia é uma técnica mais recente, que utiliza uma câmara especial, um laparoscópio, que produz uma visão interna da cavidade abdominal. Este aparelho transmite uma imagem em tempo real para um écran, que guia o cirurgião nos seus procedimentos. O laparoscópio tem a capacidade de magnificar as imagens, permitindo ao cirurgião obter uma imagem de qualidade superior. A nefrectomia por laparoscopia é um procedimento minimamente invasivo, que apenas requer três ou quatro pequenas incisões, as quais não afectam os músculos.

Comparação entre Cirurgia Tradicional e a Laparoscopia





  1. Incisão
    Laparoscopia: 3 incisões com cerca de 1,5 cm; 1 incisão entre 6 e 8 cm na parte baixa do abdómen. Nenhum músculo é afectado por estas incisões.
    Cirurgia Tradicional: 1 incisão com 15 a 25 cm na parte lateral do abdómen; frequentemente, implica a remoção de uma costela.


  2. Duração do internamento
    Laparoscopia: 1 a 2 dias
    Cirurgia Tradicional: 3 a 5 dias


  3. Recuperação
    Laparoscopia: maior facilidade de cicatrização depois da cirurgia; menos desconforto e menor necessidade de medicamentos para reduzir a dor
    Cirurgia Tradicional: maior dificuldade de cicatrização depois da cirurgia e mais necessidade de medicamentos para reduzir a dor


  4. Regresso às actividades normais
    Laparoscopia: 2 a 4 semanas
    Cirurgia Tradicional: 8 a 12 semanas


A maior parte das pessoas pode doar um rim através de laparoscopia, mas há excepções:

  • Se a pessoa já tiver tido várias cirurgias abdominais anteriormente

  • Se tiver excesso de peso

  • Se o rim tiver uma anatomia pouco comum
Fonte: http://www.clevelandclinic.org/health/health-info/docs/1900/1987.asp?index=8661


Mais informações aqui.

0 comentários: