Como prevenir Peritonites

23 de outubro de 2007

Algumas crianças em Diálise Peritoneal (DP) não apanham peritonites, enquanto que outras têm múltiplos episódios. Os pacientes com múltiplas peritonites têm sérios riscos, não apenas de danificar a membrana peritoneal, mas mesmo de criar peritonite esclerosante ou morte.

Uma forma comum de lidar com peritonites frequentes é a transferência da criança para a Hemodiálise - HD (esta é mesmo a principal causa destas transferências). Esta abordagem pode, no entanto, conduzir a problemas escolares e sociais na criança. Além disso, a HD também implica um risco de infecção significativo, embora os tipos de infecções sejam diferentes. Os pacientes em HD estão em risco de bacteremias em vez de peritonites.

O 1º passo na prevenção das peritonites consistirá em ter um bom programa de treino, com uma duração suficiente e ministrado por um enfermeiro qualificado para o efeito. A principal causa das peritonites continua a ser a contaminação no momento da troca. Ensinar o paciente e os seus pais a técnica correcta de lavagem das mãos é um factor crítico para prevenir as peritonites. Tocar na conexão depois da lavagem das mãos utilizando uma substância antimicrobiana, seguida da secagem completa das mesmas, reduz significativamente o número de bactérias que atingem a cavidade peritoneal. A não lavagem das mãos resulta num aumento siginificativo do número de organismos que passam pela conexaão através do toque acidental, e as mãos molhadas são mesmo o pior, resultando em 4.500 organismos transferidos pela conexão.


O 2º passo para reduzir o risco de peritonites – depois de reduzir o risco de contaminação no momento das conexões – é prevenindo as peritonites relacionadas com o cateter. Num programa de diálise sem profilaxia para o Stafilococos Aureus, 15-20% dos episódios de peritonites são devido a infecções do cateter, em que o S. Aureus e P. Aeruginosa representam a grande maioria destas infecções. Os pacientes com maior risco para peritonites S. Aureus relacionadas com o cateter são aqueles que transportam a bactéria, tal como os pacientes imunocomprometidos também têm um risco acrescido. Muitas vezes quem faz a diálise à criança (pai, familiar, etc.) pode ser portador da bactéria. Assim, a maneira mais lógica de prevenir estas infecções será efectuar profilaxia com Mupirocina à saída do cateter de todas as crianças em DP.


A aplicação diária de Mupirocina mostrou-se altamente eficaz na redução da infecção do túnel por S. Aureus e consequentes peritonites. O paciente deve utilizar uma cotonete para aplicar uma fina camada de mupirocina à volta da saída do cateter, depois do banho.


Se apesar de todas as precauções, se ocorrer infecção do túnel ou à saída do cateter, então o mesmo deve ser substituído antes de que se desenvolva a peritonite, precisamente para a prevenir. Segundo os especialistas, isto pode ser feito numa única cirurgia, de modo a que a DP não tenha de ser interrompida.

O 3º passo para a redução das peritonites é o gerir de forma adequada os episódios repetitivos com o mesmo organismo - o que significa substituir o cateter. Se o paciente tiver mais que um episódio de peritonite com o mesmo organismo, mesmo que espaçado no tempo, deve considerar-se a substituição do cateter. A substituição do cateter no paciente com peritonites frequentes parece diminuir o risco de peritonites repetidas com o mesmo organismo.


As peritonites permanecem como um dos mais sérios problemas que enfrenta a criança em DP.
Em resumo, podem-se atingir baixas taxas de peritonites através de um treino cuidado por um enfermeiro especificamente qualificado; através do uso da melhor tecnologia de conexão possível (evitar as trocas manuais); e através do uso da Mupirocina no oríficio de saída do cateter, de modo a prevenir as infecções por S. Aureus em todos os pacientes.

A prioridade nos programas de DP pediátrica deve ser sempre em preservar a membrana peritoneal, e não na preservação do cateter.

Ler artigo original.

0 comentários: