Recomendações no Pós-Transplante

30 de agosto de 2007

Para o sucesso de um transplante é fundamental que o doente cumpra alguns cuidados que normalmente constituem as recomendações da equipa médica. No universo pediátrico obviamente que deverão ser os pais a implementar estes cuidados procurando incutir desde logo responsabilidades à criança no que toca à sua saúde.

As recomendações dietéticas são basicamente as mesmas que para qualquer pessoa que pretenda ter uma vida saudável, tais como:
  • Dieta variada e equilibrada, rica em frutas e verduras

  • Beber líquidos de forma abundante (a quantidade dependerá, entre outros factores, da idade e peso da criança), sobretudo água.

As medidas de higiene geral, que se devem extremar, sobretudo pela maior susceptibilidade a infecções (vírus, bactérias, fungos, etc), são:

  • Lavar muito bem as mãos, sobretudo antes e após as refeições, idas à casa de banho e quando a criança chega a casa;

  • Evitar espaços fechados, com muita gente e cheios de fumo;

  • Evitar o contacto com pessoas doentes;
No início é recomendado o uso de máscara nos locais fechados.

Por outro lado, e sendo que esta recomendação depende da opinião da equipa médica, em princípio as crianças devem ausentar-se da escola/infantário nos primeiros 3 meses pós-transplante (esta foi a recomendação que nos foi dada).

Também se recomenda que a criança transplantada faça exercício físico de modo regular, sendo de evitar os desportos de contacto e violentos. Devem ainda evitar uma exposição intensa ao sol, usando sempre cremes com factor protecção elevado.

Relativamente a vacinas, são necessários alguns cuidados, nomeadamente:

  • A criança deve seguir o calendário previsto para a sua idade, embora se recomende que sejam aguardados 6 meses depois do transplante para ser vacinado.

  • Deve vacinar-se anualmente contra a gripe.

  • Muito importante: estão contraindicadas todas as vacinas de vírus vivos (vacina tríplice vírica, varicela, polio oral, etc).

Podem consultar este Manual de Transplante Renal (escrito em português, embora do Brasil)para o período pós-transplante que, apesar de destinado ao universo dos adultos, se aplica na grande maioria às crianças.

Finalmente, nunca é demais relembrar que em caso de dúvida devem consultar o médico assistente.

2 comentários:

Marta Campos disse...

Olá!

Queria perguntar-vos que cuidados especiais têm com o sol. O Miguel (pré-transplante), anda quase sempre de t-shirt, usa protector 30/40 e não costuma estar muito exposto ao sol (ele já é moreninho). Vocês têm + cuidado ou é +- o mesmo?

Bj

Vanda Ferreira disse...

Olá Marta,
Com o sol temos mais cuidado que no pré-transplante, pelo menos penso mais nisso, confesso, embora na praia penso que tenhamos +/- os mesmos cuidados que antes. A diferença é que, mesmo sem ir à praia, nos dias de muito sol, costumo pôr protector nas zonas expostas, quando antes não o fazia. Como sabes os riscos do sol são maiores nestas crianças.
Na praia, os cuidados que temos são apenas ir a partir das 16:00 (ou de manhã), também anda quase sempre de t-shirt e chapéu (excepto quando anda na água) e temos que ter sempre uma sombra por perto. O protector é sempre o máximo que exista (50+) e reforço várias vezes.
Bjs