ICE

16 de agosto de 2007

Recebi hoje um daqueles mails que circula por aí e a que raramente atribuimos importância mas este acho que tem interesse. Vem recomendado pelo INEM e por corporações de bombeiros que aconselham o seguinte:

Em situação de urgência ou acidente muitas pessoas têm consigo o telemóvel, mas é difícil saber no meio de todos os números quais são os contactos dos familiares. Assim, o INEM sugere que todos tenhamos na nossa lista sob a designação ICE (designação internacional In Case of Emergency) o número da pessoa a quem avisar. Se houver mais do que uma deve pôr-se ICE1, ICE2, ICE3, etc, por ordem de prioridades.

Acho isto muito sensato e particularmente no caso de famiíias como as nossas, com elementos que devem ser adequadamente socorridos em caso de emergência.

4 comentários:

Anónimo disse...

Obrigado! É uma informação muitissimo útil e importante.
Aliás há já alguns meses que eu tinha ouvido uma reportagem sobre este assunto, mas como a ouvi já no seu fim não entendi como se fazia... Mas agora sim!
Obrigado e Boas Férias(estarei ausente de 18 de Agosto a 16 de Setembro)
Bjs e abraços para todo o Blogue

ninguém disse...

Cara Helena. Estava a pesquisar blogs de crianças, pois acabo de criar um, o www.diariodadodo.blogspot.com,contando a história de minha cachorra,uma vira-latas, para divertir a petizada, quando encontrei se espaço. Parabéns pelo trabalho.
Daqui, do sul do Brasil, desejo muita saúde e sucesso a todos, em especial suas crianças.
abraços
maristela

Marta Campos disse...

Boas férias Susana! :-)

Também já tinha recebido este e-mail com estas indicações, mas no site do INEM diz o seguinte:

http://www.inem.min-saude.pt/pageGen.asp?sys_page_id=472404&news_id=1658

"O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) tem recebido inúmeros pedidos de informação que confirmem a veracidade de um e-mail que circula no espaço cibernético. Nele, explica-se que os intervenientes do Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM) - sendo estes o INEM, os Bombeiros, a Polícia, os Hospitais, as Unidades de Saúde, entre outros - recomendam a inserção da sigla ICE (In Case of Emergency) na lista telefónica dos telemóveis, com o contacto da pessoa a comunicar em situações de emergência.


Efectivamente, desconhece o INEM este tipo de situação, pois não está padronizado um tipo de actuação para pessoas a contactar em caso de emergência. Essa tarefa cabe, inclusivamente, às autoridades policiais (PSP e GNR) e não aos serviços de emergência médica pré-hospitalar (bombeiros, Cruz Vermelha ou INEM)."

Portanto, não há garantias que realmente seja aproveitada pelas equipas de emergência, mas não deixa de ser uma boa ideia!!

Anónimo disse...

Bem...Quem sabe se mesmo sem o conteudo do mail ser oficial, no futuro a PSP, INEM ou outros não procurarão o ICE número em situação de acidente/emergência em que o telemóvel possa ser de utilidade...
Já agora poderiamos pesquisar se internacionalmente o ICE number está implementado...
Peço desculpa pelo fait divers...não se pode confiar mesmo no que nos aparece no mail...