Artigos sobre Colheita de Órgãos e Transplantação Renal

3 de agosto de 2007

O "Jornal do Centro", boletim interno do Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental (CHLO), que engloba os Hospitais de Egas Moniz, de Santa Cruz e de São Francisco Xavier, na sua edição de Julho de 2007, apresenta 2 artigos de interesse para os leitores do Criança e Rim.

Nas páginas 8 e 9 faz-se referência a uma reunião de trabalho realizada no CHLO, com os responsáveis das unidades e serviços directamente relacionados com a colheita de órgãos e tecidos para transplantação, no sentido de dinamizar o sistema de colheita de órgãos.

Nas páginas 10 e 11 encontramos uma entrevista ao Dr. Domingos Machado, responsável pela transplantação renal do CHLO, em que se abordam questões sobre a transplantação renal e a forma como se processa a doação de órgãos com dadores vivos. E qual não é a nossa surpresa quando, no fim do artigo, na secção "Para o caso de o nosso leitor querer saber mais", encontramos referência ao "nosso" Fórum Criança e Rim!

3 comentários:

Anónimo disse...

Fiquei extremamente satisfeita em verificar os esforços que se começam a fazer para dinamizar a colheita de orgãos para transplantação, bem como, o esforço em aumentar os transplantes com dador vivo. Como foi referido, além de todas as vantagens do transplante, uma que se devia equacionar ainda mais, tem a ver com a vertente económica. O tx é efectivamente a opção de tratamento da IRC mais barata.
Por outro lado, os gráficos apresentados evidenciam bem a melhor performance dos Tx's com dador vivo.
Gostaria de felicitar o Dr. Domingos Machado por divulgar os resultados do Hospital de Sta Cruz. Lamento que outros hospitais não o façam (pelo menos publicamente e no que toca à sobrevida). Seria bom conhecer estes nºos a nível nacional.
Vanda Ferreira (mãe do gonçalo, 3 anos, tx renal)

Vanda Ferreira disse...

Claro que, fiquei igualmente satisfeita por ver referenciado o nome do nosso projecto. Desde já o nosso muito obrigada!

Anónimo disse...

È muito gratificante perceber que temos apoio das instituições estatais nos nossos esforços, qualquer que seja a área de actuação. Assim, "puxamos todos para o mesmo lado"!
Penso que seria importante também que se consultassem os dados fornecidos no site do Hospital de Sta. Maria, Serviço de Nefrologia, relativamente aos Tx-renais e o seu sucesso. Embora estejam um bocadinho desactualizados... :( Mas sempre vale a pena a sua consulta...