Notícia: Hospitais Portugueses vão ter estrelas como os hotéis

20 de julho de 2007

Os serviços de saúde poderão vir a ser avaliados e classificados através de um sistema de estrelas semelhante ao que se usa para os hotéis, uma medida que a Entidade Reguladora de Saúde (ERS) quer aplicar já em 2008.

A criação de "ratings" dos hospitais e clínicas públicos e privados com estrelas como as dos hotéis é, de acordo com a edição de hoje do "Diário Económico", uma das principais medidas que a ERS quer aplicar. "Queremos avaliar todos os cuidados de saúde públicos, privados e sociais, sem qualquer distinção", disse Álvaro Almeida, presidente da ERS, anunciado que os primeiros "ratings" deverão sair já em 2008 e que o sistema de avaliação já está a ser implementado.

O presidente da entidade, que falava no Porto durante um seminário sobre as novas perspectivas para o sector da saúde, considerou ainda que o sistema de zero a cinco estrelas, que já existe no Reino Unido e Estados Unidos, "é uma forma simplificada que tem algumas vantagens". Álvaro Almeida defendeu ainda que o Sistema de Avaliação da Qualidade dos Serviços de Saúde seja aplicado de forma faseada com a discussão pública dos métodos de avaliação, sendo para já certo que os indicadores escolhidos deverão ter em consideração a satisfação dos doentes.

Os resultados da avaliação deverão ser publicados no site da ERS, de acordo com o Plano de Actividades da reguladora, que segundo o Diário Económica, já foi aprovado pelo Ministro da Saúde.

Fonte: Diário económico/Público

1 comentários:

Helder disse...

Aconselho-vos a todos irem ver o filme do Michael Moore chamado Sicko, acerca do sistema de saúde nos USA. Depois de ter visto esse filme nunca mais me queixo do nosso...