Reportagem RTP

9 de maio de 2007

No domingo passado, a propósito do Dia da Mãe, passou na RTP uma reportagem realizada no Serviço de Nefrologia Pediátrica do Hospital de Santa Maria.

A reportagem pode ser vista aqui. Começa no minuto 57:30 (cá em baixo devem arrastar a barrinha verde quase até ao fim).

Parabéns a mais esta mãe pelo seu acto de coragem! Bem-haja! Desejamos ao Ricardo e à Guida Maria uma rápida recuperação!

3 comentários:

Anónimo disse...

Realmente a nefrologia tem visto avanços no seu campo e que possivelmente se irao alargar com o uso de celulas estaminais; sofro de sindrome nefrotico desde os 6 anos e felizmente que é cortico sensivel, despareceu aos 12 para reaparecer aos 19 e agora 3 anos mais tarde, é do conhecimento das autoras do blog sobre algum medicamento que nao de origem corticoide com acçao nesta doença? Parabens pelo blog.

Marta Campos disse...

Olá!

Sugiro que coloque essa questão no Fórum e a nossa "nefrologista de serviço" poderá responder-lhe ou, quem sabe, aparecer outra pessoa que tenha essa informação.

Obrigada pela visita e pelo comentário e felicidades!

(p.s. também sou psicóloga, se puder ajudar nalguma coisa com o seu curso...)

Anónimo disse...

Obrigado pelas informaçoes, verifiquei os farmacos que referiu, e na realidade um deles o captopril tinha sido sugerido mas so em caso de nao haver edemas, que no meu caso ja estava instalado ha cerca de um mes; o meu sindrome é muito atipico, ja o tenho desde Novembro, com uma proteinuria de 1000 (2 cruzes no teste das fitas) e foi-me dito pelo nefologista para deixar estar uma vez que nao existia risco significativo, entretanto tive uma serie de infecçoes com recurso a antibioticos que pioraram a situaçao e ai surgiu o edema; da ultima vez que tomei o rosilan foram 90mg e ai como deve imaginar os efeitos foram tremendos, desta vez foi-me receitado uma dose bem mais baixa (30mg) e espero que practicamente nao sinta efeitos, como nota final gostaria apenas de por uma questao, estando eu em epoca de frequencias existe possibilidade de nesta dose os corticoides interfirirem com o processo de memoria/aprendizagem) Obrigado