Notícias da Ciência - Transplante de rim em gémeas siamesas

4 de abril de 2007

Em Agosto de 2006 ouvimos a notícia de duas gémeas siamesas norte-americanas, que foram separadas aos 4 anos. As duas meninas nasceram unidas pelo abdómen, partilhando a pélvis, as pernas, parte do intestino grosso e um único rim.

Durante a operação, ficou decidido que o rim ficaria com uma delas, pois estava localizado no seu corpo. A outra menina ficou em diálise até ontem, dia em que se realizou o transplante de dador vivo, tendo a mãe doado o seu rim à menina.

Mais uma notícia dos avanços científicos que vamos vendo dia-a-dia!

Acompanhe aqui (em inglês) a evolução desta família.

2 comentários:

Anónimo disse...

A Ciência faz milagres a cada dia que passa!
Estraordinário!!
Fico muito satisfeita com estas notícias de avanços na medicina e no aspecto de salvar vidas!
Todos os profissionais ligados á a´rea da medicina devem estar muito orgulhosos de si mesmos e, particularmente, dos seus colegas que fizeram este acompanhamento das gémeas.
Bem hajam!!!

Anónimo disse...

Cabe aqui pensar em como o rim é um órgão generoso por excelência...um só deu para manter duas vidas até os médicos fazerem o que tinham a fazer, dar-lhes a sua individualidade.
Em cada dádiva de enxerto renal há generosidade, há partilha...
Lembro-me sempre de um autor de fisiologia renal que num livro seu intitulado "From fish to philosopher", escrito em 1953, dizia na introdução ." Se pensarmos superficialmente no rim, diremos que é um órgão que produz urina; se pensarmos profundamente podemos chegar até à base da filosofia".
Ele tinha, já em 1953, toda a razão. E o que vivemos no presente só o reforça.