7 de Abril - Dia Mundial da Saúde

2 de abril de 2007


No sábado, dia 7 de Abril, assinala-se o Dia Mundial da Saúde, promovido pela Organização Mundial de Saúde. O tema para este ano é a Segurança Sanitária Internacional e o lema é «Investir em Saúde, para um Futuro mais Seguro».

O debate este ano vai debruçar-se sobre as ameaças que recaem sobre a nossa segurança sanitária colectiva, tais como as doenças emergentes de rápida propagação, as alterações ambientais, o perigo do bioterrorismo, as emergências humanitárias repentinas e o impacto do HIV/SIDA.

Embora não esteja integrada nas comemorações deste Dia Mundial da Saúde, no passado dia 30/3/2007, a OMS anunciou o lançamento de uma Agenda Global sobre Transplantação. Este plano apresentou princípios actualizados relativos ao transplante e doação de células, tecidos e órgãos. Estes princípios focam problemas tais como: a escassez global de matérias humanas para transplante (de órgãos, em particular); o fenómeno crescente do "turismo de transplantes", em parte causado pela escassez de órgãos; questões de qualidade, segurança e eficácia relacionadas com a transplantação; e a capacidade de registar e localizar as matérias humanas que são "exportadas".

Ler notícia do Jornal Sol sobre o "turismo de transplantes".

Paralelamente à publicação destes princípios, foi anunciada a criação de um Observatório Global de Transplantes, localizado em Madrid. Este Observatório funcionará como uma plataforma onde as Autoridades de Saúde e o público em geral poderão ter acesso a dados sobre práticas de doação e de transplantação, enquadramentos legais e obstáculos existentes a um acesso equitativo ao transplante.

Para assinalar este dia e tendo em conta o lema sugerido pela OMS («Investir em Saúde, para um Futuro mais Seguro»), decidimos lançar uma iniciativa. Assim, ao longo desta semana, do lado direito do blog, vão encontrar uma sondagem, dedicada ao nosso Ministério da Saúde. Queremos saber qual é a opinião dos nossos visitantes sobre a forma de actuação do actual Ministro/Ministério da Saúde, e de que forma pensam que as suas políticas vão de encontro ao lema da OMS. No início da próxima semana revelaremos os resultados!

0 comentários: