Portugal é número 2 mundial em transplantes

25 de julho de 2011

Mais de 30 dadores por cada milhão de habitantes e perto de um milhar de transplantes realizados em 2010 são os números da realidade portuguesa. Estes números colocam Portugal no segundo lugar do ranking mundial no que se refere à transplantação mas não espelham, no entanto, segundo os responsáveis, a falta de recursos humanos e físicos que afecta alguns serviços de transplantação no País.

Em 2010, Portugal registou uma pequena descida na colheita de órgãos, de 2%, descida que segue a tendência internacional, mas que fica acima da registada noutros países europeus.

Depois de uma década de estagnação, os dadores por milhão de habitantes cresceu 64%, de 20 para quase 31 por ano.

O número de doações permitiu, no ano passado, a realização de 573 transplantes renais, por exemplo, número que contribuiu para uma redução de 8,6% nas listas de espera e para contrariar curva descendente iniciada neste indicador, em 2007.

Desde 1980, ano em que os transplantes de rim começaram a ser feitos de forma consistente em Portugal, realizaram-se um total de 9237 transplantes renais. No caso dos transplantes cardíacos, o número é de 558 desde 1986, tendo-se realizado 50 cirurgias no ano passado.

Destacar o amplo trabalho desenvolvido e alertar para a necessidade de investir em mais e melhores serviços nesta área, é o principal objectivo da Sociedade Portuguesa de Transplantação (SPT) e da Novartis ao assinalar o 3º Dia do Transplante, a 20 de julho.

Este ano, as celebrações decorreram no Porto e celebram também os 42 anos da transplantação em Portugal.

A SPT tem, em curso, uma petição para a institucionalização do dia 20 de julho como Dia Nacional do Transplante, disponível em www.spt.pt/peticao . Não se esqueça de assinar e transmitir aos seus amigos!

Fonte: http://tvnet.sapo.pt/noticias/detalhes.php?id=68258

0 comentários: