Novo dispositivo melhora eficiência da hemodiálise

8 de julho de 2011

Um novo dispositivo implantado por debaixo da pele na perna pode ajudar a evitar infecções, formação de coágulos e o estreitamento de veias decorrentes das sessões de hemodiálise. O aparelho, criado por um grupo de estudantes da Universidade John Hopkins, propiciaria um acesso mais fácil aos vasos sanguíneos do paciente, além de melhorar a higienização local. 

As sessões de diálise são feitas por pacientes que perderam as funções dos rins, e precisam passar por um processo de filtração mecânica do sangue para retirar as toxinas que se acumulam. Porém, as maneiras usuais de acesso aos vasos sanguíneos durante a diálise funcionam apenas por pouco tempo. Isso porque é comum que aconteçam infecções locais, formação de coágulos e estreitamento das veias com o passar do tempo.

Baptizado de Hemova Port, o dispositivo criado pelo grupo de estudantes tem duas válvulas e pode ser aberto e fechado pelo técnico da diálise com o uso de uma seringa. O fechamento da válvula, após o fim do procedimento, ajuda a evitar infecções e a formação de coágulos. O dispositivo tem ainda um mecanismo próprio de limpeza, que colabora na redução dos riscos de infecções.

Actualmente, a maior parte dos acessos da diálise é feita pelo braço do paciente ou pelo coração. Com o Hemova, no entanto, o acesso passaria a ser feito pela veia femoral da perna, reduzindo fluxo de sangue elevado que causa o estreitamento das veias quando as máquinas de diálise são conectados a veias e artérias do braço. Essa conexão feita na perna poderia ainda ser usada por um período de tempo mais longo.

O Hemova Port ainda está em fase de testes em animais e só deve começar os testes clínicos em humanos em 2013.

Fonte: http://veja.abril.com.br/noticia/saude/novo-dispositivo-implantado-na-perna-reduz-riscos-da-dialise

0 comentários: