Helicópteros do INEM transportam orgãos para transplantes

28 de abril de 2011

Cinco helicópteros do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) vão passar, a partir de quinta-feira, a transportar órgãos para transplantes, depois de um protocolo assinado com a Autoridade para os Serviços de Sangue e da Transplantação (ASST).

O secretário de Estado adjunto e da saúde, Manuel Pizarro presidiu à cerimónia de assinatura do protocolo entre o INEM e a ASST, que decorreu no heliporto das Salemas, em Loures, e que vai permitir que a partir de amanhã os serviços de transplante de órgãos possam recorrer aos helicópteros da frota do INEM.

O governante explicou que este acordo vai permitir, não só diminuir o tempo de espera dos doentes que vão ser transplantados, como também os custos para o Estado.

Em declarações à agência Lusa, o presidente do INEM, Miguel Soares de Oliveira, referiu que a prestação deste serviço vai possibilitar "uma gestão mais eficiente dos cinco helicópteros que o instituto possui", sublinhando que "os custos para o INEM vão ser os mesmos, uma vez que o serviço de transplante vai ser pago pelos hospitais".

Por seu turno, a coordenadora nacional de unidades de colheita de órgãos e transplantação destacou a "rapidez" com que os órgãos passarão a ser transportados para os hospitais.

"A qualidade do órgão depende do tempo em que está conservado em gelo. O coração, por exemplo, é o órgão mais susceptível e geralmente só temos 4 horas desde a colheita até à implantação no doente. Por isso, este serviço será uma mais-valia", ressalvou Maria João Aguiar.

0 comentários: