Ministério chega a acordo para cortar 15 milhões nos custos com hemodiálise

4 de fevereiro de 2011

O Ministério da Saúde chegou a acordo com as empresas de diálise para descer a factura do Estado com o tratamento de doentes renais em 15 milhões de euros anuais.

O documento, a que a Agência Lusa teve acesso, estabelece uma redução de 2% do preço às entidades convencionadas de hemodiálise, que agora está fixado em 537,25 euros por doente e semana.

A redução do valor não é tão elevada como os 6% que o Ministério da Saúde pretendia quando iniciou as negociações com a associação do sector -- ANADIAL - no ano passado.

Mas depois de a associação ter rompido as negociações e ameaçado não receber mais doentes, a situação chegou a um impasse.

O secretário de Estado da Saúde, Óscar Gaspar, disse à Lusa que a poupança de 15 milhões de euros permitida com este acordo era o objectivo que o Ministério da Saúde pretendia atingir, apesar de em moldes diferentes.

Com a redução de 2% no preço do tratamento, o Serviço Nacional de Saúde (SNS) estima poupar seis milhões de euros, a que acrescem nove milhões de poupança nas transfusões de sangue e na manutenção dos acessos vasculares para permitir a diálise, que passam a ser assegurados pelos centros convencionados.

Fonte: http://www.jn.pt/PaginaInicial/Nacional/Interior.aspx?content_id=1772494

0 comentários: