Transplante "incompatível"

1 de outubro de 2010

Já aqui falámos de transplantes "incompatíveis", isto é, quando o dador e o receptor não são compatíveis, mas se decide avançar com a operação. Têm sido desenvolvidas diferentes técnicas que permitem a realização desta cirurgia.

Em Inglaterra realizou-se recentemente mais um destes transplantes. Maxine Bath, de 41 anos, recebeu um rim da sua irmã. O plasma sanguíneo da receptora foi congelado e filtrado, para garantir que o novo rim não seria rejeitado. A operação, que se realizou no University Hospital de Coventry, implicou a utilização de um sistema de criofiltração, para remover o plasma do sangue e gelá-lo, transformando as proteínas e os anticorpos numa substância em forma de gel.

Este processo permitiu que os anticorpos, que podem evitar que o órgão seja aceite, sejam filtrados e eliminados antes de o plasma ser novamente aquecido e devolvido ao paciente. Nesta paciente foi necessário recorrer a esta técnica, pois todas as outras interfeririam com a tensão arterial, que era extremamente baixa.

Fonte: http://www.timesonline.co.uk/tol/life_and_style/health/article7015508.ece

0 comentários: