Crianças espanholas transplantadas passam uns dias de férias em Benicassim

1 de julho de 2010

Em Espanha, um grupo de quarenta crianças transplantadas renais, vão passar umas férias em Benicassim (Castellón), com médicos especialistas em nefrologia, com os quais jogarão um género de "Trivial Pursuit" sobre a doença renal.

Através de um comunicado da Alcer, Federação Nacional das Associações de Luta Contra a Doença Renal, conhecer outras crianças na mesma situação, trocar experiências e compartilhar uns dias de férias com eles, representa um factor de grande ajuda psicológica, compreensão emocional e afetiva para aprender a viver com a doença dentro de um estilo de vida adequado.


Uma equipa de 8 enfermeiros, 2 psicólogos, 5 monitores, 1 médico e 4 técnicos, acompanharão estas crianças durante as suas férias, que além de lúdicas têm um carácter socioducativo.

O objectivo da ALCER é transmitir a estas crianças valores que podem ser de ajuda durante o resto da sua vida devido a circunstâncias especiais em que se vão desenvolver, pelo que também receberão educação sobre alimentação, cuidados especiais da pele por serem transplantados, autocuidados da medicação e hábitos de vida mais saudáveis.

Ler mais em: http://www.abc.es/agencias/noticia.asp?noticia=431546

É caso para perguntar quando poderemos ter uma iniciativa semelhante em Portugal? Um projecto verdadeiramente estimulante e enriquecedor.

0 comentários: