Transplante de rim realizado por robot é um sucesso

26 de julho de 2010


aqui tínhamos falado de uma nova técnica para extrair o rim no caso de um transplante de dador vivo, que consiste numa cirurgia assistida por um robot, o da Vinci. Agora esta técnica está cada vez mais próxima do nosso país!

Em Itália, o Hospital Universitário Aoup de Pisa, anunciou na semana passada que foi um sucesso o primeiro transplante de rim realizado por um robot no país. O robot, operado por médicos especializados, transplantou um dos rins de uma mulher saudável de 57 anos na filha dela, de 37 anos, que apresentava insuficiência renal.


Segundo o director de cirurgia e transplantes do Aoup, Ugo Boggi, o transplante foi um grande êxito. Ambas as pacientes estão bem.

Fonte: http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI4574124-EI238,00-Italia+transplante+de+rim+realizado+por+robo+e+um+sucesso.html

2 comentários:

Ministério disse...

Olá blogueiro,
É muito importante também incentivar a doação de órgãos e conscientizar as pessoas sobre a importância deste gesto de solidariedade.
Para ser doador de órgãos não é preciso deixar nada por escrito. O passo principal é avisar a família sobre a vontade de doar. Os familiares devem se comprometer a autorizar a doação por escrito após a morte. Divulgue a ideia e salve vidas!
Para mais informações: comunicacao@saude.gov.br

Mirna disse...

Parece muito bom progresso nesta ciência. A tecnologia é uma ajuda essencial na medicina, salvando vidas. Aqueles que estão envolvidos em nefrologia devem ser muito feliz de esses avanços.