Centro de Portugal é região do mundo com mais dadores para transplantes

22 de março de 2010

O Centro de Portugal é a região do mundo com mais dadores de órgãos para transplantes por milhão de habitantes em 2009, surgindo à frente de Espanha, líder mundial de colheitas.

Segundo uma nota divulgada pelos Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC), que citam dados da Autoridade para os Serviços de Sangue e da Transplantação (ASST), o Centro foi a região do país que mais contribuiu para a colheita de órgãos em 2009, registando 42,7 dadores por milhão de habitantes (pmh), quando Espanha obteve, em termos nacionais, 34,4 dadores/pmh.


Em termos nacionais, Portugal registou 31,17 dadores/pmh, o que coloca o país em segundo lugar em termos mundiais, segundo os dados fornecidos à agência Lusa pelos HUC.

Em termos de unidades hospitalares, os HUC destacam-se no panorama nacional, com 59 dadores, contra 33 no Hospital de S. João e 32 no Hospital de Santo António.

A razão para os elevados índices de desempenho da região Centro está no “trabalho de sensibilização” que o Gabinete de Coordenação tem desenvolvido junto dos hospitais abrangidos e nas “normas de execução permanentes” introduzidas em 2008 nos HUC, disse à Lusa a coordenadora do GCCTRC, Ana Maria Calvão da Silva.

Fonte: http://www.publico.pt/Sociedade/centro-de-portugal-e-regiao-do-mundo-com-mais-dadores-para-transplantes_1425001#

0 comentários: