Coração artificial, em 2011

17 de novembro de 2009

Há um ano e depois de 15 de trabalho, o cardio-cirurgião francês, Alain Carpentier anunciou a construção do protótipo de uma prótese de coração, que tem um batimento semelhante ao pulsor da vida.

Em finais de Outubro, uma empresa francesa inaugurou uma sala esterilizada, que vai permitir a produção da prótese cardíaca, que será testada em meados de 2011.

Esta espécie de coração artificial pode aumentar as chances de sobrevivência das pessoas com patologias cardíacas.

Há duas fases na função cardíaca. A diástole, quando os ventrículos se enchem de sangue, e a sistole, quando o sangue purificado é ejectado. Por esta razão, para conseguir uma função idêntica à do coração, a prótese tem dois ventrículos, com duas bombas em vez de uma, assim como um sistema de sensores em miniatura, que reage à actividade física e ao aumento ou diminuição dos valores da pressão sanguínea.

A prótese também incorpora novos compostos bio-tecnológicos, feitos a partir de tecido animal, tratado quimicamente, para reduzir as possibilidade de formaçao de coágulos sanguíneos. Um problema que foi eliminado, bem cedo, com algumas alternativas.

Saiba mais: http://pt.euronews.net/2009/11/04/coracao-artificial-em-2011/

0 comentários: