Medicamentos e Calor

7 de julho de 2009

A exposição dos medicamentos a temperaturas elevadas por períodos de tempo prolongados pode alterar as suas propriedades, pelo que alguns requerem precauções particulares de armazenamento e conservação.
Como conservar os medicamentos durante uma onda de calor?

  • Se das caixas dos medicamentos não constar qualquer indicação especial de conservação, isto significa que o medicamento é estável, mesmo quando exposto a temperaturas mais elevadas.
  • Quando a embalagem do medicamento refere “Conservar a temperaturas inferiores a 25/30ºC” – estes medicamentos poderão ser conservados nos locais habituais , pois apresentaram estudos que demonstraram não haver alteração das propriedades do medicamento quando sujeitos a temperaturas elevadas.
  • Quando a embalagem do medicamento refere “Conservar entre 2 a 8ºC” – estes medicamentos são geralmente guardados no frigorífico, pelo que a ocorrência de uma onda de calor não terá qualquer efeito na sua conservação. Deverão ser retirados do frigorífico estritamente para serem utilizados, voltando a proceder de imediato à sua reintrodução, após o seu uso.

Algumas formas farmacêuticas (supositórios, óvulos, cremes, etc.) são mais susceptíveis de sofrer alterações devidas à temperatura, facto que é detectável se os medicamentos apresentarem alterações na sua aparência ou consistência, que indiciam a alteração da sua qualidade. Nestes casos, antes de utilizar o medicamento, questione o seu farmacêutico.

Como transportar os medicamentos em dias de muito calor?

Os medicamentos habitualmente conservados no frigorífico (entre 2 a 8ºC) deverão ser transportados em sacos isotérmicos refrigerados (por ex. com acumuladores de frio), mas evitando sempre a sua congelação.

Todos os outros medicamentos deverão ser transportados, preferencialmente, em sacos isotérmicos. Mesmo utilizando sacos isotérmicos, os medicamentos não devem ser expostos, durante longos períodos de tempo, a temperaturas elevadas, como aquelas que se atingem nas malas ou interior dos carros estacionados ao sol.

Fonte: http://www.infarmed.pt/portal/page/portal/INFARMED/MEDICAMENTOS_USO_HUMANO/PRESCRICAO_DISPENSA_E_UTILIZACAO/MEDICAMENTOS_E_CALOR/QUESTOES_FREQUENTES

0 comentários: