1º Dia do Transplante

20 de julho de 2009

A Sociedade Portuguesa de Transplantação organiza a comemoração do 1.º Dia do Transplante, hoje, dia 20 de Julho, no Auditório dos Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC), a partir das 11 horas.

Além de ser feita uma abordagem ao processo de colheita de órgãos e a performance de Portugal ao longo dos anos, nesta reunião será, também, prestada homenagem a todos os dadores em Portugal.

Durante a tarde, o Grupo Desportivo dos Doentes Transplantados preparou um conjunto de actividades lúdicas como forma de promover o convívio entre todos.

O primeiro transplante em Portugal foi realizado nos HUC, a 20 de Julho de 1969, pelo Professor Linhares Furtado. Tratou-se de um transplante renal, retirando o órgão de um dador vivo. Hoje em dia são efectuados transplantes renais, hepáticos, cardíacos, pulmonares, de medula, entre outros. Os transplantes trazem enormes benefícios às pessoas afectadas por doenças que, de outro modo, seriam incuráveis, e podem, em última instância, salvar vidas.

Em 2008, foram efectuados em Portugal 524 transplantes de rim, perfazendo, pela primeira vez nos últimos dez anos, uma redução do número de doentes em lista de espera, de 2320 para 2260.


0 comentários: