Programa Nacional de Prevenção de Acidentes - Discussão Pública
11 de maio de 2009
A Direcção-Geral da Saúde delineou, em parceria com o Alto Comissariado da Saúde, o Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge, a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária, a Autoridade para as Condições de Trabalho e a Associação para a Promoção da Segurança Infantil, uma proposta de Programa Nacional de Prevenção de Acidentes.
O Programa Nacional de Prevenção de Acidentes tem como finalidade promover a saúde e a segurança, prevenir os acidentes e melhorar os cuidados à vítima, através de estratégias de redução das desigualdades em saúde e de acções específicas sobre os determinantes das lesões e dos traumatismos não intencionais.
O desenvolvimento do Programa assenta numa abordagem de saúde pública, em que a intervenção se centra no cidadão, a partir da análise da magnitude dos acidentes não intencionais, da identificação dos factores de risco e de protecção e do desenvolvimento de acções de promoção da segurança e de prevenção dos acidentes.
As intervenções têm em conta a capacidade de resposta dos serviços de saúde e o envolvimento de todos os sectores, disciplinas e agentes da comunidade, com prioridade para a promoção da segurança junto dos grupos vulneráveis, como as crianças e as pessoas idosas, e para os ambientes específicos, como a casa, a escola, os espaços de jogo e de lazer, de desporto e o local de trabalho.
O Programa visa desenvolver, no âmbito do Sistema de Saúde um conjunto de políticas, integradas nos diversos programas e projectos em curso, que concorram para objectivos comuns e apoiar aquelas que, sendo coordenadas por outros sectores com competência na matéria, contribuem para a redução dos acidentes e a obtenção de mais ganhos em saúde.
O Programa Nacional de Prevenção de Acidentes encontra-se em discussão pública até ao dia 30 de Maio.
Todos os contributos são importantes.
Mais informações aqui: http://www.dgs.pt/paginaRegisto.aspx?back=1&id=13949
0 comentários:
Enviar um comentário