Estudo no interior de São Paulo gera órgãos embrionários

25 de maio de 2009

Foi logo de manhã e era um dia de muito calor, em Março, no exame das primeiras amostras. Debaixo das lentes do histologista Sebastião Taboga, na unidade de Microscopia e Microanálise da Unesp, havia uma descoberta: um pequeno rim, ao lado de um baço e, como se constatou em seguida, um pâncreas. Órgãos embrionários, novos tecidos basicamente, mas desenvolvidos com base em culturas de células estaminais.

Mário Abbud Filho, chefe do Departamento de Nefrologia e Transplantes não sabe o que "os brotos ou botões" de rim surgidos poderão gerar. Ele duvida que, mesmo a longo prazo, possa haver um novo órgão, completo e funcional, decorrente do trabalho. "Mas estão presentes túbulos e glomérulos, partes essenciais dos rins que poderão, sim, permitir, num tempo que não pode ser estimado, a produção de componentes do órgão com as quais será possível recuperá-lo e restaurá-lo", afirma. Os sinais são bons. Os glomérulos, por exemplo, compõem a primeira estrutura de filtragem do sistema.

Ler notícia completa: http://www.diariodecanoas.com.br/site/noticias/geral,canal-8,ed-60,ct-214,cd-195798.htm

1 comentários:

Unknown disse...

Boa Tarde Gente,

Sou assessora de imprensa do Instituto Noisinho da Silva, sediado em Belo Horizonte que trabalha a inclusão das crianças dEFICIENTES através do design de produto.

E estou deixando este comentário no Blog do Criança e Rim para parabenizar toda a equipe belo belíssimo trabalho e divulgar o nosso Projeto Oficina da Ciranda que tem ajudado milhares de crianças deficientes e carentes com a cadeirinha Ciranda.

Acesse também o Blog da Oficina da Ciranda, www.oficinadaciranda.org.br

Nele você saberá um pouquinho de cada Oficina da Ciranda já realizada. Deixe comentários! Sua opinião é muito importante para crescimento do nosso Projeto.

O Projeto Oficina da Ciranda, patrocinado por Furnas Centrais Elétricas têm o objetivo de beneficiar cada vez mais crianças deficientes físicas, de 1 a 6 anos, que não se assentam no chão, com a doação da cadeirinha: Ciranda.

No ano de 2007 beneficiamos 400 crianças dEFICIENTES na capital mineira.

Em 2008 atingimos a região metropolitana de Belo Horizonte e a cidade do Rio de Janeiro, junto do apoio da ONG da atriz Izabel Filardis, "A Força do Bem" beneficiando 300 crianças dEFICIENTES.

Este ano pretendemos atingir as cidades do Rio de Janeiro, São Paulo e algumas cidades de Minas Gerais.

Nosso objetivo é beneficiar TODAS AS CRIANÇAS CARENTES E DEFICIENTES DE SÃO PAULO, que necessitam de um equipamento de retificação postural.

Havendo qualquer dúvida, a Equipe do Projeto Oficina da Ciranda, estará a disposição.

Att,

Pollyanna Palhares
Assessora de Imprensa
Insituto Noisinho da Silva
Av. do Contorno, 9681 - sla 602
Belo Horizonte - MG
TEL: 31| 2552-7811
31| 2552-7812
E-mail: oficinadaciranda@gmail.com
Site: www.noisinhodasilva.org.br