Antes de um TAC ou angiograma deve ser administrado um medicamento para proteger os rins

2 de abril de 2009

À medida que se fazem cada vez mais TAC's e outros exames de imagem que envolvem intensos raios-X, um novo estudo sugere que deve ser administrado um medicamento antes destes exames para proteger os rins de serem danificados.

O medicamento, que por sinal não é caro, denominada N-Acetylcyteine, pode prevenir importantes danos nos rins causados pela solução de iodo conhecida como "contraste", que os médicos utilizam para aumentar a qualidade destes exames.

O contraste é dado normalmente de forma intravenosa antes de um TAC, angiograma ou outros exames. Mas o novo estudo mostra que, tomando um comprimido de N-Acetylcyteine antes de receber o contraste, pode proteger o paciente e funciona melhor do que outros medicamentos já propostos para o mesmo efeito.

As pessoas cujos rins são já vulneráveis, incluindo muitas pessoas já idosas e diabéticos ou com problemas cardíacos, são os que estão em maior risco de desenvolver problemas associados ao contraste, sendo assim, são os que mais têm a beneficar da toma do medicamento.

Fonte: http://www.sciencedaily.com/releases/2008/02/080218172300.htm

0 comentários: