Menina inglesa recebe órgãos de ambos os pais

24 de março de 2009


Jasmine Mirza tem apenas cinco anos, mas já fez história. Ela é a primeira criança no Reino Unido a receber um transplante de órgãos dos dois pais: um rim da mãe e um pedaço do fígado do pai. Jasmine e os pais, Sohrab Mizra e Cathie Locke começaram a enfrentar problemas bem cedo. Com apenas sete meses de vida, os médicos diagnosticaram falência do fígado da menina e a única hipótese de a salvar seria através de um transplante. Sohrab ofereceu-se para a doação, e a filha recebeu 30% do fígado paterno em 2005.
Apesar do sucesso da cirurgia, os remédios ministrados para evitar que o corpo rejeitasse o órgão transplantado começaram a causar falência nos rins de Jasmine. Em 2007, a menina teve que iniciar sessões de hemodiálise, assim como o processo de preparação do trasnplante renal. Mais uma vez, Sohrab ofereceu-se, mas os exames revelaram que, neste caso, pai e filha eram incompatíveis. Foi a vez de Cathie Locke entrar em cena. Dadora compatível, Cathie de 33 anos, cedeu um dos rins para salvar a vida da filha.
A cirurgia de 10 horas, realizada em Outubro de 2008, no Hospital St. Thomas, em Londres, foi um sucesso. Depois de passar mais de um quarto da sua vida em hospitais, Jasmine está a recuperar bem e já frequenta a escola desde Janeiro deste ano. Os especialistas que trataram Jasmine dizem que este é o primeiro caso conhecido no qual ambos os pais doaram órgãos para salvar um filho.

Saiba mais:

0 comentários: