HGSA comemora 25 anos de transplantes renais

5 de dezembro de 2008

No passado dia 28/11 o Hospital Geral de Santo António (HGSA), no Porto, comemorou 50 anos do primeiro transplante da córnea e 25 do primeiro renal, sendo o único em Portugal que realiza transplantes pancreáticos.

Este hospital "é uma referência na área da transplantação, com um número de transplantações realizadas e resultados ao nível dos alcançados nos melhores centros europeus desta área", sustentou Rui Almeida, director da Comissão Executiva do Conselho de Transplantação do HGSA.

O hospital tem uma lista de espera de 178 doentes para córnea, 600 para rins, 50 para o pâncreas e 25 para fígado. O Santo António é o único hospital do Norte do país que faz transplantes hepáticos. "Nós e o São João fazemos do rim, sendo que só o Santo António é que faz rim pediátrico, e no pâncreas somos referência para todo o país", frisou Rui Almeida, ele próprio cirurgião e membro das equipas de transplantação. Segundo os seus responsáveis, é "uma das duas melhores unidades nacionais, com um total de 1670 transplantes de rim realizados até este mês".

Ler notícia: http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/0f2a5592e6f22532a4a57e.html

0 comentários: