Transplante de traqueia com tecido do próprio paciente
24 de novembro de 2008
Médicos europeus realizaram um transplante de traqueia com tecido do próprio paciente, eliminando a possibilidade de rejeição do órgão, segundo noticia hoje a revista médica britânica “The Lancet”.
Um aparelho desenvolvido em Itália criou um órgão híbrido que o organismo da paciente iria identificar como sendo seu, evitando assim a rejeição.
Claudia Castillo foi operada em Junho e dez dias depois saiu do hospital sem qualquer risco de rejeição e sem ter que tomar quaisquer imunossupressores. Até à data, a paciente não sentiu qualquer sintoma de rejeição.
A intervenção veio demonstrar aquilo que há muito se anuncia: graças à engenharia de tecidos humanos, os transplantes, tal como os conhecemos hoje, têm os dias contados. O futuro está em fabricar em laboratório tecidos e órgãos à medida, usando células extraídas do próprio paciente, o que elimina o complexo problema da rejeição.
Algumas destas possibilidades são já uma realidade. Investigadores do Instituto Wake Forest, nos Estados Unidos, desenvolveram bexigas que estão a ser utilizadas em ensaios clínicos com humanos e estão já a aperfeiçoar outras 'peças' do organismo.
"Estamos a trabalhar com praticamente qualquer tecido e órgão do corpo humano, incluindo osso, músculo, nervo, tendão, vasos sanguíneos, cérebro, pâncreas, fígado e rim", contou ao Expresso Mark Van Dyke, investigador do instituto.
Ler mais: http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=1047103
0 comentários:
Enviar um comentário