Be part of the World Transplant Games 2009

14 de novembro de 2008


Os Jogos Mundiais para Transplantados são uma grande celebração da vida, onde se pode ter a "prova viva" que a doação de órgãos e tecidos realmente funciona e permite aos receptores voltarem a ter uma vida produtiva e realizada.

Em 2009, de 22 a 30 de Agosto, cabe à Austrália organizar mais uma edição dos Jogos Mundiais. Prevê-se que estejam presentes mais de 3000 participantes, provenientes de cerca de 70 países, competindo em 14 desportos, incluindo atletismo, natação, ténis de mesa, badminton, boccia, ciclismo e voleibol.

Todos os participantes são transplantados (rim, fígado, coração, pulmão, medula ou pâncreas) e encontram-se a tomar medicação imunossupressora. Os Jogos recebem todas as idades, desde os 4 até aos 85 anos de idade.

Relembramos que em 2007, a comitiva portuguesa conquistou 4 medalhas: Rui Santos (transplante renal) conquistou ouro e prata na natação, Miguel Monteiro (transplante cardíaco) conquistou a medalha de ouro no ténis, e Jorge Carreto (transplante renal) conquistou a medalha de prata no contra-relógio.

Referências:

0 comentários: