Um estudo descobre dois genes básicos na formação dos rins

29 de outubro de 2008

Os genes "Irx1" e "Irx3" da família Iroquois são fundamentais na formação dos rins dos vertebrados, segundo demonstrou uma equipa do Centro Andaluz de Biologia e Desenvolvimento da universidade Pablo de Olavide, em Sevilha.

Este estudo centrou-se nos rins dos embriões da rã Xenopus Laevis, segundo assinalou num comunicado o CSIC.

Nos últimos anos comprovou-se que os mecanismos moleculares que intervem na formação de um rim de um anfíbio são muito similares aos que permitem o desenvolvimento de um rim de um mamífero.

Os resultados, publicados esta semana na revista "Development", permitem aprofundar o conhecimento sobre a formação de órgãos, "o que ajudaria a empregar no futuro a medicina regenerativa para solucionar problemas renais, em lugar das terapias com diálise que se aplicam na actualidade", recorda o CSIC.

Os investigadores demostraram que os genes Irx1 e Irx3 participam em duas etapas do processo de formação dos rins.

Numa etapa inicial, os genes Iroquois encarregam-se de manter a identidade do tecido do rim e de definir o tamanho do órgão.

O investigador do CSIC que coordena o trabalho, José Luis Gómez Skarmeta, declarou que se "aumentarmos os níveis do genes Irx1 e Irx3 produzem-se uns rins maiores, e que se bloquearmos estes genes os órgãos não se formam".

Numa segunda etapa, os genes Iroquois são necessários para que se formem correctamente as regiões intermédias dos nefrons (a unidade funcional onde se produz a filtração do sangue, a reabsorção dos metabolitos reutilizáveis e a excreção dos resíduos), onde se encontra um tipo de transportadores de metabolitos.

Os genes Iroquois participam por sua vez noutros processos, como o desenvolvimento do sistema nervoso e o coração ou a formação de determinados tipos de células como os olhos.

Os rins dos embriões de anfíbios, como a rã do estudo, são versões simplificadas dos rins dos humanos. A grande diferença é o número de nefrons integrados no órgão: mais de um milhão nos rins dos humanos, mas apenas um em cada rim do embrião de rã.


Fonte:
http://www.diariodesevilla.es/article/sevilla/209224/estudio/sevilla/descubre/dos/genes/basicos/la/formacion/los/rinones.html

0 comentários: